terça-feira, 8 de novembro de 2011




E de repente começa a chover,
Como se eu já não estivesse melancólica o suficiente.



3 comentários:

  1. Os estudantes da USP NUNCA quiseram a presença da PM. Desde o tempo da Ditadura Militar. Quem colocou a PM lá foi o Rodas, um reitor que não foi eleito pelos alunos, MAS INDICADO PELO GOVERNADOR. Quando o jovem foi morto, havia PM lá dentro. Uma aluna da Biologia levou um tiro na cabeça e ficou cega de um olho, isso depois do acordo. Caso você não sabia, o conflito não começou naquele evento da maconha, aquilo foi a ápice, foi totalmente errado usar a maconha como argumento, algumas pessoas nonsense queimaram baseado gigantes, mas isso foi uma minoria que pouco tem a ver com o movimento estudantil. O conflito com a PM vem muito, muito antes disso. Você deve ter informações da grande mídia, que nada mostra da verdade. Apenas colocam como maconheiros vagabundos que protestam sem razão, burgueses que querem o direito de fumar livremente. Professores apoiam os protestos, muitos são contra a PM lá dentro. Vários cursos já entraram parcialmente em greve. A faculdade de direito investiga o reitor, o declarou 'persona non grata'. A questão não é maconha. É muito além disso. Alunos querem política de segurança, não uma polícia opressora. Querem iluminação na universidade, que a população entre e faça uso do tão defendido patrimonio público. Mas isso a mídia não mostra, afinal quem interessa desmoralizar a universidade pública? daqui a pouco começarão a surgir questionamentos sobre a gratuidade do ensino superior, sobre o quanto se gasta na universidade pública, sobre a possibilidade de cobrança de anuidades...já já a "piratização" e "privatização" baterá às portas da educação superior pública do país...
    Basicamente, é isso o que ocorre. E cabe a você escolher ter senso crítico no que lê ou não. E se você não acha que tropa de choque, cavalaria, helicoptero, mais de 400 policiais para tirar 70 alunos de uma reitoria é apenas policiais fazendo o seu trabalho, bem... sugiro que pense e reflita sobre toda a política por trás desta e de tantas outras ações. Enfim, brigada por ler e se por a discussão aqui no blog', é importe pra mim =)

    ResponderExcluir
  2. E ah, caso queira ver o outro lado da história, aqui vai uns links com textos importantes. Não, não quero que você mude de opinião, que concorde comigo, que se orgulhe de alunos da USP, mas por consideração eu suponho que o mínimo que eu posso fazer para quem sempre comentou carinhosamente meus textos é compartilhar informação, afinal, é para isso que estamos aqui. Portanto eis uns links com textos sobre pessoas que sabem mais sobre este caso que eu.

    http://www.facebook.com/notes/shayene-metri/desabafo-de-quem-tava-l%C3%A1-reintegra%C3%A7%C3%A3o-de-posse/233831886679892


    http://raquelrolnik.wordpress.com/2011/11/04/muito-alem-da-polemica-sobre-a-presenca-ou-nao-da-pm-no-campus-da-usp/


    http://rede.outraspalavras.net/pontodecultura/2011/11/07/a-face-autoritaria-do-reitor-da-usp/


    http://www.facebook.com/notes/jannerson-xavier/esclarecendo-o-caso-usp-pra-quem-v%C3%AA-de-fora/2459499642739

    http://blogs.estadao.com.br/marcelo-rubens-paiva/geracao-mascarada/

    http://tediotediotedio.blogspot.com/2011/11/voce-nao-ficou-sabendo.html

    http://educarparaomundo.wordpress.com/2011/11/07/usp-autonomia-seletiva-de-leonardo-calderoni-e-pedro-charbel/

    http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/pesquisadores-da-usp-repudiam-presenca-policial/n1597364522431.html

    http://www.facebook.com/notes/luca-motta-leal/relato-sobre-atua%C3%A7%C3%A3o-da-pm-no-campus/219141604822981


    -

    pois é, são muitos
    na aposta que você tem facebook e consiga abrir a maioria... enfim =)

    ResponderExcluir
  3. Não disse que você quis dizer isso. É que isso tem me deixado muito nervosa esses dias. Comentários em matérias de jornais e pessoas toscas no Facebook. Eu concordo contigo, muita gente que tava lá era sem noção, deu um show e fez drama, nem com a ocupação da reitoria eu concordo, porque a forma que foi feita deixou tudo sem noção. E infelizmente todo esse caos tira o prestígio e um pouco da força do movimento estudantil.
    Sobre cobrir o rosto feito ninja: os alunos tampam os rostos pq se forem identificados serão punidos. Na usp não há liberdade pra manifestações sem repressão.
    De todos os lados, há muita maracutaia e idiotice. Eu não concordo completamente com nenhum dos dois lados. A PM não é preparada para a própria população civil nas ruas, são feitos pra uma guerra, ganham pouco, a maioria tem problemas psicológicos, como depressão, stress pós-traumático e síndrome do pânico. E por qualquer razão que seja, colocar pm em confronto com estudantes dentro de uma universidade não traz benefício pra nenhum dos lados.
    Em todo lugar tem gente desesperada, eloquente, bizarra, extremista, hiperativa... que seja... E infelizmente é isso que a mídia mostra.
    Sou totalmente contra qualquer tipo de violência. Seja cacete em aluno, seja pedras em PM. É tão humano e tão errado.
    Mas eu acredito que lá tem gente sensata, no verdadeiro sentido deste movimento, que por mais caótico que está sendo, trouxe a discussão, de uma maneira desigual posta pela mídia, mas há quanto tempo não se discute a democracia, liberdade de expressão, atuação da PM e até mesmo, por que não, o consumo de drogas? O Brasil não está preparada para isso, ao meu ver.
    Enquanto isso, a USP continua insegura, SP também... o mundo idem...
    Existe, sim, boas ideias, pensamentos novos, sonhos antigos de liberdade e democracia, novas mentes, novos discursos...
    A privatização infelizmente não é um exagero, acontece em várias partes da Universidade. E eu acredito que a base pra um país é a Educação pública, gratuita, para todos - longe da realidade, sim.. mas não impossível... A universidade é o lugar onde deve se iniciar esta mudança, surgir as ideias... e para ela é necessária uma total autonomia.
    Desculpa se fui meio agressiva, stress pré vestibular + stress de tanta bobagem que dizem por aí. Tanta coisa desnecessária, tudo meio vazio, meio cheio de vontades, uma busca desesperada por sonhos antigos e em meio a mentes vazias por todos os lados.
    Respeito tua opinião, seja ela a favor ou contra a minha. 'Não é muita coisa, mas aqui no meu ~ espaço ~ pode provocar/falar/criticar e por favor, faça isso, compartilhar informação, por mais divergente que sejam, sempre traz uma reflexão que se acrescentam de alguma maneira =)

    ResponderExcluir